Física da Matéria Condensada
Área de concentração: Física
Descrição: Nesta linha de pesquisa são investigadas propriedades estruturais, eletrônicas, magnéticas e de transportes de materiais massivos ou nanoestruturados, utilizando métodos teóricos/computacionais e técnicas experimentais que permitem um entendimento sobre as interações eletromagnéticas entre os átomos e suas vizinhanças.
É uma linha em que se busca o desenvolvimento de novos materiais (metálicos, cerâmicos, materiais de carbono e materiais híbridos), o aprofundamento da compreensão sobre suas características físico-químicas e a avaliação de seu potencial para aplicações tecnológicas. Novos materiais massivos ou nanoestruturados são obtidos por técnicas de deposição de filmes, métodos químicos de via úmida e métodos de processamento térmico/mecânico.
Técnicas espectroscópicas com caráter local (como Espectroscopia Mössbauer, Ressonância Magnética Nuclear e Espalhamento Raman), medidas de propriedades físicas em um amplo intervalo de temperatura (2-1000 K) e/ou com aplicação de campos magnéticos (até 9 T) e técnicas de microscopia (como Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica) são empregadas para caracterização experimental das propriedades dos novos materiais desenvolvidos. Do ponto de vista teórico/computacional, cálculos de propriedades físicas e de modelagem estrutural são realizados por métodos baseados na Teoria do Funcional da Densidade ou em Dinâmica Molecular.
Avanços recentes têm sido obtidos nas áreas de filmes finos, compostos intermetálicos nanoestruturados, nanopartículas magnéticas, materiais nanoporosos, grafeno e materiais relacionados, dentre outros.
Projetos:
Abreviação | Título![]() |
Data de início | Prazo (meses) |
---|---|---|---|
CNPq-PQ/2009-2012 | Acoplamento do tipo Exchange Spring em multicamadas de filmes finos | 01/03/2013 | 36 |
EMB | Estudo de Materiais 2D ( Bidimensionais) via Simulação Atomística | 20/05/2017 | 36 |
ACS | Estudo de Nanomateriais via Simulação Computional Atomı́stica | 01/05/2020 | 36 |
ESC | ESTUDO DE SISTEMAS E SÓLIDOS COMPLEXOS | 11/09/2014 | 84 |
ETM2D | Estudo Teórico de Materiais Bidimensionais | 01/01/2015 | 24 |
Formação e caracterização de materiais nanoestruturados a partir da reciclagem de baterias de íon-lítio exauridas | 01/08/2010 | 12 | |
Materiais Carbonosos e Cerâmicos | 02/01/2000 | 0 | |
LMC_2011 | MATERIAIS CARBONOSOS E CERÂMICOS: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS 2011 | 01/08/2011 | 24 |
LMC_2013 | MATERIAIS CARBONOSOS E CERÂMICOS: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS 2013 | 01/08/2013 | 24 |
Materiais Magnéticos | 02/01/2010 | 24 |