Mathematica

Em agosto de 2021, a UFES assinou novo contrato que disponibiliza o Wolfram Mathematica para toda a UFES. Trata-se de contrato de um ano renovável por mais três anos. A UFES tem contrato de locação de licenças do Mathematica desde 2013.

O que é o Wolfram Mathematica?

O site oficial descreve o Mathematica como um sistema de computação ténica. Ele possui várias formas diferentes de uso. Uma descrição: trata-se da combinação de uma linguagem de programação (chamada Wolfram Language), com uma interface gráfica integrada e interativa, chamada notebook, junto a uma grande diversidade de funções e pacotes técnicos de diversas áreas. Tudo com extensa documentação.

É conhecido por ser um sistema de interface amigável, ao passo que tem funções avançadas que tornam seu emprego adequado para pesquisa científica em várias áreas, com destaque para a parte de resolução de problemas simbólicos, manipulação de dados e visualização gráfica. O Mathematica se destaca também na diversidade de métodos para cálculo numérico em vários contextos, contém vários pacotes de áreas específicas (física, química, estatística, aprendizagem de máquina...), além de outros que podem ser livremente adicionados ou desenvolvidos. 

Devido à interface gráfica e à fácil resolução de muitos problemas matemáticos com uma linha de código, o Mathematica é também muito usado como ferramenta de ensino.

Possui uma interface amigável com outras linguagens, como C, Julia, Python e R, sendo fácil inserir códigos e definir funções em outras linguagens no meio de um programa do Mathematica. 

O Mathematica pode ser usado sem a interface do notebook, sendo a programação feita em um editor de texto simples ou IDE. Caso só tenha interesse na linguagem de programação separadamente, sem a interface do notebook, ver Wolfram Engine. A programação em Wolfram Language enfatiza programação funcional e manipulação simbólica.

 

Como instalar?

* Caso não esteja familiarizado, primeiro ver Licenças: descrição

* O passo a passo encontra-se em Instalação.

* Solicitamos que todos os usuários se inscrevam nesta lista de e-mails (com o seu email da Ufes).

 

Como aprender a usar?

A forma mais eficiente de aprender depende de seus objetivos. Se possível, tente primeiro conversar com outros de sua área que já usam o Mathematica. 

Uma introdução básica e sucinta feita pela Wolfram pode ser encontrada aqui (esta introdução tem versão em português). Ver este site em português para material diverso sobre o tema e que inclui aplicações para disciplinas de graduação.

A própria documentação do Mathematica ajuda muito, é bem completa.

Dois livros introdutórios: 

* S. Wolfram - An elementary introduction to the Wolfram Language (gratuito). 2a edição. 2017. Editora Wolfram Media

* P. Welling - Programming with Mathematica: An Introduction. 1a edição. 2013. Editora Cambridge University. 

 

Há outras fontes de informação e formas de sanar dúvidas técnicas?

Sim. Confira em especial mathematica.stackexchange.com , ver também community.wolfram.com. A primeira em especial é uma comunidade bem ativa e respostas a vários problemas não triviais muitas vezes aparecem em questão de horas. Comumente, nem é preciso perguntar, a resposta já está lá, basta fazer a busca.

 

Agradecimentos

Para o contrato atual, contamos com o apoio em especial de: 

* Alcimere Baptista e o Superintendente Renan Teixeira da STI; 
* Gilvano Santos, Rafael Petri e a Pró-reitora Profa. Teresa Cristina da PROAD;  
* Walkirio Costa, Prof. Sergio Vitorino, Prof. Oliver Piattella e a Direção do CCE (Prof. Eustáquio de Castro e Prof. Etereldes Gonçalces).

Agradecimentos em especial ao Prof. Anderson Gaudio (DFis/CCE), atualmente aposentado.  Ele foi o primeiro gestor do contrato do Mathematica, em 2013.

 

Atual responsável pela administração do contrato e das licenças do Mathematica na UFES

Prof. Davi C. Rodrigues (DFis/CCE)

Em caso de problemas ou dúvidas com as licenças do Mathematica, me escreva por favor.

 

Atenciosamente,
Davi Rodrigues
davi.rodrigues [at] ufes.br

Mensagem atualizada em 19/08/2021.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910