Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) da Ufes

  • Estuda métodos e princípios fundamentais relativos à espectroscopia, estrutura e interações atômicas e moleculares. Seus temas básicos envolvem a estrutura eletrônica (átomos com um, dois elétrons, e muitos elétrons, modelo de Thomas Fermi, método de Hartree-Fock e o campo auto-consistente) e a estrutura molecular (separação de Born-Oppenheimer, rotação e vibração de moléculas diatômicas, moléculas poliatômicas, colisões, definição de seção de choque, aproximação de Born, colisões elétron-átomo e ion-átomo, perda de energia de ions na matéria). Realiza trabalhos envolvendo os métodos Hartre-Fock e Dirac-Fock melhorados (com desenvolvimento de bases Gaussianas), que são usados para cálculos não-relativísticos e relativísticos de propriedades de átomos e moléculas.

  • A Linha de Pesquisa em Interações Fundamentais engloba as seguintes áreas, em ordem alfabética: astrofísica extragalática, cosmologia, física matemática, física de partículas, gravitação clássica e quântica e teorias clássica e quântica de campos.

    A Linha de Pesquisa em Interações Fundamentais é predominantemente teórica, e faz uso de resultados recentes de grandes experimentos, sejam os de altas energias ou de grandes escalas (astrofísica e cosmologia). Mais recentemente tem se integrado também a grandes experimentos, em particular o J-PAS.

    A pesquisa envolve domínio de vários aspectos de métodos matemáticos e métodos computacionais, sejam numéricos ou simbólicos, além de envolver diversos colaboradores externos.

  • Desenvolvimento de cerâmicas avançadas tais como: supercondutoras, fotovoltaicas e magnéticas caracterizando-as através de experimentos magnéticos, óticos e em altas pressões. Estudos tensoriais sobre materiais ortotrópicos. Teoria de campos aplicada à supercondutividade, envolvendo quebra de simetria de Lorentz e o mecanismo de Higgs.

  • Nesta linha de pesquisa são investigadas propriedades estruturais, eletrônicas, magnéticas e de transportes de materiais massivos ou nanoestruturados, utilizando métodos teóricos/computacionais e técnicas experimentais que permitem um entendimento sobre as interações eletromagnéticas entre os átomos e suas vizinhanças.
    É uma linha em que se busca o desenvolvimento de novos materiais (metálicos, cerâmicos, materiais de carbono e materiais híbridos), o aprofundamento da compreensão sobre suas características físico-químicas e a avaliação de seu potencial para aplicações tecnológicas. Novos materiais massivos ou nanoestruturados são obtidos por técnicas de deposição de filmes, métodos químicos de via úmida e métodos de processamento térmico/mecânico.
    Técnicas espectroscópicas com caráter local (como Espectroscopia Mössbauer, Ressonância Magnética Nuclear e Espalhamento Raman), medidas de propriedades físicas em um amplo intervalo de temperatura (2-1000 K) e/ou com aplicação de campos magnéticos (até 9 T) e técnicas de microscopia (como Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia de Força Atômica) são empregadas para caracterização experimental das propriedades dos novos materiais desenvolvidos. Do ponto de vista teórico/computacional, cálculos de propriedades físicas e de modelagem estrutural são realizados por métodos baseados na Teoria do Funcional da Densidade ou em Dinâmica Molecular.
    Avanços recentes têm sido obtidos nas áreas de filmes finos, compostos intermetálicos nanoestruturados, nanopartículas magnéticas, materiais nanoporosos, grafeno e materiais relacionados, dentre outros.

**EDITAL 01/2022 MESTRADO: CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA **

Nos termos dos itens 8.3, 9.3 e 9.4 do Edital 01/2022 Mestrado, para efeito de atribuição de bolsas estão convocados para realização da matrícula até as 9:00AM do dia 08/04/2022 os seguintes candidatos aprovados:

Enzo de Araujo Mavigno
Robert Laquini Bernabé
Sthefanny Rupf Moreira

Àqueles acima mencionados que já realizaram sua matrícula, favor ignorar esta mensagem. Àqueles ainda não matriculados, caso não efetivarem suas matrículas até as 9:00AM do dia 08/04/2022, próxima sexta-feira, manterão o direito à realização da matrícula até a data limite, mas passarão para o final da fila de atribuição de bolsas, nos termos dos itens 8.3, 9.3 e 9.4 do Edital 01/2022 Mestrado.

Mensagem publicada às 00:14 horas do dia 07/04/2022.

ABERTO PERÍODO DE MATRÍCULAS PARA OS APROVADOS NOS EDITAIS 01/2022 MESTRADO E 02/2022 DOUTORADO

As matrículas estão abertas no período de 30/03/2022 a 22/04/2022. Devido à urgência no processo de atribuição de bolsas, com base no item 8.3 do Edital 01/2022 Mestrado e no item 8.4 do Edital 02/2022 Doutorado, os candidatos primeiros colocados serão CONVOCADOS NOMINALMENTE para realização da matrícula, tanto por postagem neste site quanto pelo email utilizado no processo de inscrição. Algumas observações:

1) Para todos os aprovados, de acordo com a Resolução 08/2022 CEPE/UFES, cuja cópia pode ser encontrada na aba Administração --> Portarias e Resoluções deste site, é obrigatório, no ato de matrícula o comprovante vacinal ou justificativa fundamentada nos termos desta Resolução;

2) Aos candidatos ao doutorado especial atenção ao item 8.3 do Edital 02/2022 Doutorado, pois trata-se de documento obrigatório a ser apresentado no ato da matrícula;

3) As aulas ocorrerão de acordo com a Fase 4 do Plano de Contingência da UFES. Isto significa que ocorrerão de forma presencial, com controle de riscos, e que apenas professores amparados por normativa superior irão ministrar disciplinas no formato remoto.

RESULTADO FINAL DOS EDITAIS DE MESTRADO E DOUTORADO

Os resultados finais dos Editais 01/2022 para o doutorado e 02/2022 para o mestrado estão disponíveis na aba Processos Seletivos -> EDITAIS E RESULTADOS.

RESULTADO FINAL DO EDITAL PDSE/PPGFis 2022

O resultado final do Edital PDSE/PPGFIS 2022 esta disponível na aba Processos Seletivos -> EDITAIS E RESULTADOS.

BANCA EXAMINADORA
No dia 18/03/2022, sexta-feira, às 9:30AM, ocorrerá a defesa da dissertação de mestrado do aluno João Vitor Bastois Del Piero, com o título: Estudo teórico de dopagem, adsorção e intercalação de vanádio em monocamada e bicamada de disseleneto de molibdênio - MoSe2.
O LINK de acesso é: meet.google.com/fpm-kwcq-djt

Apresentação

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Física desde 1992 e o curso de Doutorado em Física desde 2003 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 142 mestres e 99 doutores e conta com 61 alunos regularmente matriculados, sendo 23 no mestrado e 38 no doutorado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910