Apoio acadêmico à resolução de problemas de Física

Regras

1. O “Apoio Acadêmico à Resolução de Problemas de Física”, ou simplesmente “Apoio Acadêmico”, é uma atividade que tem como objetivo proporcionar atendimento aos alunos do curso de Física para auxiliá-los nas tarefas de resolução de questões conceituais e de problemas propostos em livros de Física tradicionais.

2. Trata-se de uma atividade voluntária a ser executada por alunos do curso de Física em estágio mais avançado, preferencialmente dos dois últimos períodos da Licenciatura. O aluno participante será designado Voluntário.

3. O chefe do Departamento de Física designará um professor ou uma comissão para supervisionar todas as atividades relacionadas ao Apoio Acadêmico. Este agente será designado Supervisor.

4. A carga horária mínima necessária para exercer a atividade de Apoio Acadêmico é de quatro horas por semana.

5. O atendimento aos alunos deverá ser realizado em local previamente reservado pelo Supervisor.

6. O atendimento aos alunos deverá ocorrer no período vespertino ou noturno, de acordo com entendimentos entre o Voluntário e o Supervisor.

7. Os trabalhos relativos ao Apoio Acadêmico deverão se desenrolar ao longo do período letivo.

8. O tempo mínimo de permanência do Voluntário é de um semestre letivo, sendo tolerado um limite máximo de 25% de faltas.

9. Caso o Voluntário comece seus trabalhos após o início do semestre letivo, o tempo decorrido desde o início do semestre será contabilizado como faltas. Portanto, novos Voluntários não poderão ser aceitos depois de decorrido 25% do semestre letivo.

10. Ao final do período letivo, o Voluntário fará jus a um Certificado de Participação desde tenha percentual de faltas menor ou igual a 25%.

11. O Certificado de Participação será emitido pelo Departamento de Física e deverá ser assinado pelo chefe do departamento e pelo Supervisor.

12. De posse do certificado, o Voluntário poderá solicitar a contabilização de horas de Atividade Complementar relativa à atividade “Apoio Acadêmico à Resolução de Problemas de Física”. O número de horas a serem creditadas como atividade complementar irá depender de regulamentação interna do Colegiado de Curso de Física.