Modelo para análise de tensões principais biaxiais e triaxiais em materiais ortotrópicos através de medidas de difração de raios-x.

Nome: EDSON MASCARENHAS SANTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 08/07/2010

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLÁVIO GARCIA Examinador Externo
HUMBERTO BELICH JUNIOR Examinador Interno
JESUALDO LUIZ ROSSI Examinador Externo
JÚLIO CÉSAR FABRIS Examinador Interno
MARCELO CAMARGO SEVERO DE MACÊDO Examinador Interno

Páginas

Resumo: Este trabalho teve o objetivo de desenvolver expressões para o cálculo das tensões principais biaxial e triaxial em materiais policristalinos anisotrópicos. Com as equações proposta foi possível determinar constantes elásticas usando a Teoria da Elasticidade dos Meios Contínuos para pequenas deformações. A relação constitutiva entre deformação e tensão foi considerada ortotrópica, obedecendo a lei de Hooke generalizada. Uma das técnicas que podem ser aplicada na obtenção das tensões e das constantes elásticas é a difração de raios X, pois as condições experimentais são análogas as hipóteses do modelo, ou seja, medem pequenas deformações em comparação as dimensões da amostra e a ordem de grandeza das tensões envolvidas
está no regime elástico. Sendo assim, baseado nas equações obtidas, foi possível usar a técnica de sin2 ψ de difração de raios X para materiais com textura e anisotrópicos, fazendo, em primeiro lugar, uma caracterização da textura através das figuras de pólos para definir os possíveis ângulos ψ que podem ser usados na equação. Em seguida, determinou-se a deformação para cada pico de difração com os ângulos ψ obtidos com as figuras de pólo. Conhecendo as constantes elásticas do material, pode-se usar a equação no cálculo da tensão residual em um material. É apresentado um teste da coerência das equações obtidas comparando com as equações existentes na literatura para materiais isotrópicos e aplicando o modelo para tensão principal biaxial junto com os dados experimentais do trabalho de D. Faurie e colaboradores possibilitou encontrar e comparar as constantes elásticas do nosso modelo com o trabalho citado.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910