Biocristalografia de Pedras de Vesícula

Nome: JANAINA BASTOS DEPIANTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/05/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIO JOSE DA SILVA Orientador
HUMBERTO BELICH JUNIOR Coorientador
JOSÉ MARIA PIRES Examinador Interno
LUIS GALLEGO MARTINEZ Examinador Externo
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Orientador

Resumo: A litíase biliar é caracterizada pela presença de pedras na vesícula biliar. A litíase é considerada a afecção mais frequente do trato biliar. Aproximadamente 95% dos distúrbios do trato biliar são atribuídos a ela. Considerando a importância deste problema, os objetivos deste trabalho foram: a) descrever a biocristalografia e, em específico, determinar a composição de 49 amostras de pedras de vesícula
coletadas de doadores de ambos os sexos residentes no Estado do Espírito Santo;b) propor uma classificação morfológica para essas pedras. Os resultados indicam que a litíase biliar, no Estado do Espírito Santo, tem uma prevalência maior em mulheres, pois das 49 amostras coletadas, 84% foram de doadores do sexo feminino. Além disso, a classificação morfológica indicou a presença de três grupos distintos: oval, geométrica e irregular. Das amostras coletadas 63% das pedras foram classificadas como ovais 25% como geométricas e 12% como pedras irregulares.
A análise preliminar da composição das amostras, através de medidas de difração de raios X por pó, identificou o colesterol como fase majoritária nas amostras. O refinamento CELREF dos parâmetros de rede da estrutura cristalina do colesterol presente nas amostras mostrou valores próximos aos fornecidos pelo padrão do colesterol. Utilizando a difração de raios X por pó em conjunto com a técnica de
espectroscopia de energia dispersiva (EDS), possibilitou determinar exatamente os compostos das amostras analisadas, além do colesterol foram encontrados o acetato de ergosterol, o 1,3-Bis(4-fenoxibezil) benzeno, o bilirrubinato de cálcio, a bilirrubina, o fosfato de cálcio, o carbonato de cálcio e o palmitato de cálcio.
As análises das medidas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) revelaram que as pedras classificadas como geométricas possuem anéis concêntricos, de fases diferentes, ao redor do seu centro, podendo ser um indicativo de que esse tipo de pedra tenha um crescimento diferente das pedras ovais e irregulares.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910