Estudo sobre os efeitos biológicos da radiação gama da praia de Meaípe na cidade de Guarapari-ES

Nome: ALAN BRAGANÇA ZORDAN
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 13/07/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCOS TADEU DAZEREDO ORLANDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADILSON RIBEIRO PRADO Examinador Externo
ALEX ARBEY LOPERA SUPÚLVEDA Examinador Externo
FERNANDO NÉSPOLI NASSAR PANSINI Examinador Interno
JAIRO PINTO DE OLIVEIRA Coorientador
LUIZ OTÁVIO BUFFON Examinador Externo

Páginas

Resumo: Os depósitos de areias monazíticas ao longo de certas praias do Brasil apresentam níveis de radiação externa média de até 20 μGy h-1. No entanto, há uma lacuna considerável na literatura no que diz respeito aos efeitos destes baixos níveis de radiação natural em sistemas biológicos. Amostras de areia rica em monazita da praia de Meaípe no sudeste do Brasil foram coletadas e analisadas por fluorescência de raios X, difração de raios X e suscetibilidade magnética. A radiação natural terrestre da areia da praia apresentou correlação positiva com os elementos Th e Y, que estão intimamente associados com Ce, Nd, Ca e P, sugerindo que este agrupamento está associado principalmente à radiação natural local. As maiores doses de radiação gama estão associadas à fração granulométrica entre e , sendo que, os isótopos radioativos estão presentes na fração amarela da areia, o que corresponde aproximadamente 14% em massa de cada amostra das areias coletadas. Foi observado que as amostras coletadas durante 12 meses não têm uma composição homogénea, pois sofrem alterações oriundas de variações espaciais, provavelmente associadas aos fluxos hidrogeológicos da praia.
Um simulador físico de radiação natural com parâmetros físico-químicos similares às condições reais da praia com a areia monazítica foi construído, para avaliar os efeitos biológicos da radiação gama em E. coli, S. aureus e Chlorella sp., como modelos de estudo.
E. coli exposta à radiação gama do simulador durante 1 dia apresentou redução de 23,8% no crescimento. S. aureus exposta à radiação gama do simulador durante 1 dia apresentou redução de 18,4% no crescimento. As imagens de microscopia eletrônica mostraram alterações morfológicas em ambos os microrganismos.
Chlorella sp. exposta à radiação gama do simulador durante 10 dias apresentou redução significativa de 30,16% no crescimento, aumento de 10,85% no tempo de geração, redução de 7,61% no teor de proteínas totais, aumento de 15,61% no teor de lipídios totais, aumento de 6,74% na atividade antioxidante total e aumento de 34,64% na autofluorescência. A caracterização por analisador orgânico CHNS não apresentou diferenças significativas nos teores de carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre. O percentual de massa obtida pelos espectros de EDS também não mostrou alterações nos níveis intracelulares de cálcio, sódio e magnésio.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910