Apoio Acadêmico aos Laboratórios de Ensino de Física
Regras
1. O “Apoio Acadêmico aos Laboratórios de Ensino de Física”, ou simplesmente “Apoio Acadêmico”, é uma atividade que tem como objetivo proporcionar auxílio aos professores que coordenam Laboratórios de Ensino de Física nas diversas tarefas envolvidas nas atividades cotidianas desses laboratórios.
2. Trata-se de uma atividade voluntária a ser executada por alunos do curso de Física em estágio mais avançado, preferencialmente dos dois últimos períodos da Licenciatura. O aluno participante será designado Voluntário.
3. O coordenador de cada laboratório de ensino envolvido ficará responsável pela organização, distribuição e acompanhamento das atividades atribuídas aos voluntários do Apoio Acadêmico sob sua supervisão. Este agente será designado Supervisor.
4. A carga horária mínima necessária para exercer a atividade de Apoio Acadêmico é de quatro horas por semana.
5. O Apoio Acadêmico deverá ser realizado no laboratório de ensino sob a responsabilidade do Supervisor.
6. O Apoio Acadêmico deverá ocorrer no período vespertino ou noturno, de acordo com entendimentos entre o Voluntário e o Supervisor.
7. Os trabalhos relativos ao Apoio Acadêmico deverão se desenrolar ao longo do período letivo.
8. O tempo mínimo de permanência do Voluntário é de um semestre letivo, sendo tolerado um limite máximo de 25% de faltas.
9. Caso o Voluntário comece seus trabalhos após o início do semestre letivo, o tempo decorrido desde o início do semestre será contabilizado como faltas. Portanto, novos Voluntários não poderão ser aceitos depois de decorrido 25% do semestre letivo.
10. Ao final do período letivo, o Voluntário fará jus a um Certificado de Participação desde tenha percentual de faltas menor ou igual a 25%.
11. O Certificado de Participação será emitido pelo Departamento de Física e deverá ser assinado pelo chefe do departamento e pelo Supervisor.
12. De posse do certificado, o Voluntário poderá solicitar a contabilização de horas de Atividade Complementar relativa à atividade “Apoio Acadêmico aos Laboratórios de Ensino de Física”. O número de horas a serem creditadas como atividade complementar irá depender de regulamentação interna do Colegiado de Curso de Física.