Violação Espontânea da Simetria de Lorentz, Não-Comutatividade e Cenário de Kaluza-Klein para uma Partícula Escalar Relativística.

Nome: ÉRICO VINICIUS BEZERRA LEITE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HUMBERTO BELICH JUNIOR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO NÉSPOLI NASSAR PANSINI Examinador Interno
HUMBERTO BELICH JUNIOR Orientador
KNUT BAKKE FILHO Examinador Externo
MARCELO BATISTA HOTT Examinador Externo
RICARDO LUIS LIMA VITORIA Coorientador

Páginas

Resumo: Neste trabalho nós investigamos inicialmente um cenário de espaço anisotrópico gerado por um termo vindo de uma quebra espontânea de simetria de Lorentz e possibilita uma extensão do modelo padrão. Uma outra possibilidade de violação deste tipo surge em teorias não-comutativas, promovendo também uma álgebra de Heisenberg deformada associada a um comprimento mínimo. Em seguida, analisamos três casos para uma partícula escalar relativística em um cenário da teoria de Kaluza-klein. No primeiro caso analisamos o efeito Aharonov-Bohm para estados ligados, onde a partícula estava sujeita a um potencial tipo Coulomb. Em um segundo cenário, a partícula estava sujeita ao oscilador de Klein-Gordon e um potencial do tipo Cornell. Obtivemos analiticamente o espectro de energia para a partícula nesse caso e para os casos particulares, onde a partícula sofria a influência de um potencial tipo Coulomb e em seguida por um potencial linear. No último caso, estudamos partícula em um referencial não inercial, mas inicialmente ela não se encontra em uma teoria de Kaluza-Klein. Em um caso particular, a partícula se encontra em uma região limitada por superfícies cilíndricas e
sobre o efeito de um potencial hard-wall. Além disso, temos o caso da partícula dependente da posição interagindo com um potencial tipo Coulomb. E por fim, tratamos do oscilador de Klein-Gordon, em um referencial rotacionando no espaço-tempo de Kaluza-Klein.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910