Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

O Estágio Docência tem sido utilizado de forma proveitosa e salutar para a Graduação em Física (disciplinas básicas e profissionais), com o apoio dos alunos do PPGFIS. Conforme previsto nas normas da CAPES, somente os alunos de doutoramento são obrigados a realizar o Estágio em Docência, mas frisamos que há uma parcela de nossos mestrandos realizando esta atividade, já que recebem certificados e melhoram sua formação acadêmica (são incentivados por seus orientadores).

A forma como o Estágio em Docência é implementado no PPGFIS varia conforme as circunstâncias, mas, em geral, o aluno auxilia um determinado professor nas tarefas de uma determina disciplina por dois períodos (doutorandos). O que tem ocorrido no Programa é que alunos da área experimental têm participado das atividades didáticas de disciplinas experimentais oferecidas pelo Departamento de Física, enquanto os alunos da área teórica buscam disciplinas teóricas. Este fato tem ocorrido com naturalidade e sem regras determinadas.
No caso dos mestrandos é exigida a anuência do orientador para realização do Estágio em Docência, enquanto que os doutorandos bolsistas o executam obrigatoriamente, sendo somente o período definido em acordo com o orientador.
Temos que ressaltar também que há vários casos de Estágio em Docência remunerado (Prof. Substituto na UFES ou no IFES). Portanto, em geral, podemos dizer que nosso programa de Estágio em Docência tem sido muito proveitoso aos mestrandos e aos doutorandos do PPGFIS, assim como para os Cursos de Graduação da UFES que necessitam de disciplinas de Física, já que suas atividades de apoio têm contribuído bastante para melhoria em suas formações acadêmico-científica.
Existem casos de alunos de doutorado que não precisam fazer o estágio docência, mas em busca de um aprimoramento na sua capacidade de lecionar disciplinas na graduação e visando uma melhoria no CV participam das atividades do departamento como Prof. Voluntário onde, por um período de 1 ano, lecionam uma disciplina do ciclo básico do curso de física sem remuneração. Essa atividade é reconhecida pela Universidade e conta com a supervisão não só do orientador do aluno (que precisa concordar com essa atividade) como também da chefia do departamento e do coordenador de curso.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.