Interação matéria-antimatéria: relaxação de geometria, estados estáveis e meta-estáveis e espalhamento.

Resumo: O pósitron, a antipartícula do elétron, foi previsto por Paul A. Dirac em 1928 e descoberto experimentalmente em 1932 por Carl D. Anderson através de fotografias de trajetórias de raios cósmicos. Sem dúvida, o pósitron foi uma das mais promissoras descobertas do século XX e já desempenha papel chave em diversar aplicações tecnológicas e científicas como a PET (Positron Emission Tomography) usada em análise e diagnósticos de doenças do cérebro e outros órgãos vitais.
No entanto, as interações básicas dos complexos de pósitron e positrônio como, por exemplo, a formação de estados ligados e o cálculo das taxas de aniquilação, ainda não são completamente entendidas. Entender os processos básicos da interação matéria-antimatéria se torna essencial tanto em pesquisa básica quanto no uso e domínio de novas tecnologias.
Neste projeto propomos o estudo teórico da interação de pósitron e positrônio com átomos e moléculas abordando duas diferentes aspectos: efeitos da relaxação de geometria de moléculas quando em complexo com pósitron, incluindo neste processo os mecanismos de solvatação do pósitron e a formação de positrônio; e a obtenção das seções de choque de espalhamento elástico e inelástico de pósitron por átomos da família 2A e 2B e moléculas polares, como NO e CO.

Data de início: 01/05/2015
Prazo (meses): 39

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910