Notificações do ColFis aos alunos

Como o ColFis notifica os alunos sobre os assuntos de interesse acadêmico?

Na grande maioria das vezes utilizamos apenas correio eletrônico para isso. Somente em casos especiais é que, além de email, utilizamos os murais do ColFis.

Que casos especiais são esses?

Utilizamos os murais apenas para notificar o aluno sobre atividades que ele não teria condições de prever e que a não notificação possa trazer prejuízo real para esse aluno.

Poderia dar um exemplo desses casos especiais?

Um exemplo claro disso foi o processo de desligamento de alunos ocorrido em 2012/2. No início desse semestre, a Prograd enviou ao ColFis uma lista de alunos sujeitos a desligamento, ou seja, exclusão da UFES (o envio da lista é previsto no calendário acadêmico) . Para evitar isso, esses alunos tinham prazo definido para propor seus planos de estudo. Os alunos, ao menos em princípio, não poderiam prever que seus nomes estavam na lista. Também não poderiam ter a menor idéia dos prazos dados, pois estes não estavam previstos no calendário acadêmico. Sendo assim, o não conhecimento desse processo poderia acarretar em desligamento automático do aluno por falta de recurso. Portanto houve necessidade expressa de publicação física da ocorrência nos murais, além das mensagens enviadas por email.

Quantos são e onde ficam localizados os murais do ColFis?

São apenas dois. Um fica localizado ao lado da porta da secretaria do ColFis, no prédio administrativo do CCE, segundo andar. O outro fica no corredor térreo do IC-1.

O ColFis é obrigado a notificar os alunos sobre os prazos de atividades críticas previstas no calendário acadêmico, tais como período de matrícula, cancelamento de disciplinas, trancamento de curso, etc.?

Definitivamente não. É dever do estudante ter conhecimento das datas importantes do calendário acadêmico que interferem em sua vida escolar. No entanto, sempre que possível, o ColFis notifica os alunos sobre esses prazos. Se isso acontece é porque há uma preocupação institucional da coordenação de curso em relação aos estudantes, que são a principal razão de ser da universidade.

Não estou recebendo as mensagens enviadas pelo ColFis. O que devo fazer?

Se você não recebe as mensagens enviadas pelo ColFis, pode haver apenas duas razões. A primeira, e mais importante, é que seu endereço de email pode estar desatualizado no Sistema de Informações Educacionais (SIE) da UFES. Para fazer a atualização de email, o aluno deve acessar sua área no Portal do Aluno e atualizar seu cadastro. A segunda razão é que seu provedor de email pode estar bloqueando as mensagens do ColFis por falta de autenticação ou direcionando-as para a caixa de spam. Portanto, se você não encontrar essas mensagens na caixa de spam, pode começar a desconfiar do bloqueio.