25/04/2013 - 13:08 - Avaliação docente em andamento

Alunos do curso de Física, 

Estou acompanhando o andamento da Avaliação Docente do ColFis (AD) e, até o momento, o número de professores avaliados, bem como o número de avaliações por professor, está muito aquém do esperado. Devo lembrar que o processo de AD terminará amanhã (sexta-feira, 26/04/2013) às 18:00 em ponto. 

Preciso que vocês tenham compreensão da real dimensão dos problemas que o Curso de Física enfrenta em relação ao trabalho dos professores em sala de aula. Vou fazer a seguir uma série de afirmativas que acredito serem verdadeiras. Elas são o motivo da existência do processo de AD que ora vivenciamos. 

a) A maior parte dos professores que atendem ao Curso de Física o faz com profissionalismo e competência. 

b) O trabalho dos professores não costuma ser fiscalizado pela universidade. 

c) A maior parte dos professores consegue lidar muito com a liberdade que têm para trabalhar. 

d) O trabalho realizado por alguns professores não atende aos padrões mínimos compatíveis com o que desejamos para o nosso curso, que é nada menos do que a excelência. 

e) Os poucos professores que desempenham trabalho de má qualidade em sala de aula muitas vezes não o fazem por serem intrinsicamente incompetentes ou de má índole, mas sim por outras razões, tais como problemas pessoais, excesso de trabalho, rotina enfadonha, etc. 

f) A fiscalização é um instrumento poderoso de incentivo à melhoria da qualidade do trabalho não só do professor, mas de qualquer funcionário público ou privado. 

g) O aluno é o melhor e único fiscal do trabalho do professor em sala de aula. 

h) A principal atribuição do ColFis é zelar pelo Curso de Física. 

i) A Avaliação Docente do ColFis é, até o momento, o único recurso que permite ao ColFis saber o que acontece em sala de aula, nas disciplinas ofertadas ao Curso de Física. 

j) A avaliação de cada professor deve ser feita por todos os alunos da disciplina, pois de outra forma, não poderemos obter amostragem significativa para chegarmos a uma conclusão segura sobre o resultado obtido. 

Portanto, se vocês desejam que um dia tenhamos aqui um curso de excelência, no molde dos melhores cursos de Física do Brasil, tudo terá de começar pelo trabalho do professor em sala de aula. O professor sempre foi e, acredito, sempre será o fator único mais importante no complicado processo de ensino e aprendizagem em qualquer nível de escolaridade. 

Se vocês ainda não perceberam, a AD do ColFis é apenas uma dentre uma série extensa de mudanças que vocês conhecerão ao longo dos próximos meses. Há muito que fazer. E tudo o que será feito tem vocês como principais beneficiários. MAS NADA SERÁ POSSÍVEL SEM A AJUDA DE TODOS VOCÊS. O pior erro que podemos cometer é pensar que “se eu não fizer isso não haverá problemas, pois outros farão por mim”. Por favor, não caiam nessa falácia. 

Precisamos melhorar a qualidade de nosso ensino. Precisamos melhorar a qualidade de nossos professores. Precisamos melhorar a qualidade de nossos alunos. Precisamos todos arregaçar as mangas e contribuir para isso. 

Por favor, acessem já o link abaixo e façam a avaliação de todos os professores que ministraram disciplinas para vocês neste semestre. Tudo começa aqui... 

Link omitido por segurança.

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910