21/10/2013 - 14:54 - XV Mostra de Física e Astronomia da UFES

Alunos do curso de Física,

Segue mensagem do Prof. Giuseppi G. Camiletti sobre a XV Mostra de Física e Astronomia da UFES.

Prof. Anderson Coser Gaudio
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

=====================================

A XV Mostra de Física e Astronomia da UFES  ocorrerá no IC1, de 21 a 25 de outubro de 2013. Maiores informações podem ser obtidas no site www.cce.ufes.br/mostra. Segue abaixo e em anexo um resumo das duas palestras que serão ministradas durante a Mostra.

Palestra 1: A Biofísica dos Sentidos Humanos
=============================

Nesta palestra discorreremos sobre o mundo maravilhoso dos cinco órgãos dos sentidos e do sistema nervoso correspondente dos seres humanos. Os diferentes órgãos dos sentidos respondem a diferentes tipos de energia, que são os estímulos. Entre os principais estímulos podemos citar a energia mecânica, a eletromagnética e a química. Cada órgão, por sua vez, possui um receptor específico, sendo os principais o mecanorreceptor, o quimiorreceptor e o fotorreceptor onde ocorre a transdução de um tipo de energia em outro que desencadeia um potencial de ação. Este em forma de impulso nervoso transmite a informação ao cérebro.

Profa Dra Emico Okuno, Departamento de Física da USP

Terça, 22 de outubro de 2013, as 10hs, no auditório do CCE.

Palestra 2: Radiação Cósmica de Fundo
=========================

Nesta palestra apresentaremos a área da física chamada cosmologia, a qual estuda a origem e evolução do universo. Enfocaremos no fenômeno natural, alvo hoje em dia de grande atividade de pesquisa, chamado de Radiação Cósmica de Fundo. Esta é uma forma de energia primordial formada junto com o resto das partículas elementares no chamado Big Bang, e que podemos observar com grande precisão graças a satélites como WMAP e Planck. Esta radiação carrega consigo informações preciosas de uma época muito remota, cerca de 14 bilhões de anos atrás, criando uma oportunidade única de entendermos a evolução do nosso universo.

Prof Dr Oliver Piattella, Departamento de Física da UFES

Quarta, 23 de outubro de 2013, as 16hs, no auditório do CCE.

Desde já agradeço.

Cordialmente
Prof Giuseppi Camiletti

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910