21/10/2013 - 14:54 - XV Mostra de Física e Astronomia da UFES

Alunos do curso de Física,

Segue mensagem do Prof. Giuseppi G. Camiletti sobre a XV Mostra de Física e Astronomia da UFES.

Prof. Anderson Coser Gaudio
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

=====================================

A XV Mostra de Física e Astronomia da UFES  ocorrerá no IC1, de 21 a 25 de outubro de 2013. Maiores informações podem ser obtidas no site www.cce.ufes.br/mostra. Segue abaixo e em anexo um resumo das duas palestras que serão ministradas durante a Mostra.

Palestra 1: A Biofísica dos Sentidos Humanos
=============================

Nesta palestra discorreremos sobre o mundo maravilhoso dos cinco órgãos dos sentidos e do sistema nervoso correspondente dos seres humanos. Os diferentes órgãos dos sentidos respondem a diferentes tipos de energia, que são os estímulos. Entre os principais estímulos podemos citar a energia mecânica, a eletromagnética e a química. Cada órgão, por sua vez, possui um receptor específico, sendo os principais o mecanorreceptor, o quimiorreceptor e o fotorreceptor onde ocorre a transdução de um tipo de energia em outro que desencadeia um potencial de ação. Este em forma de impulso nervoso transmite a informação ao cérebro.

Profa Dra Emico Okuno, Departamento de Física da USP

Terça, 22 de outubro de 2013, as 10hs, no auditório do CCE.

Palestra 2: Radiação Cósmica de Fundo
=========================

Nesta palestra apresentaremos a área da física chamada cosmologia, a qual estuda a origem e evolução do universo. Enfocaremos no fenômeno natural, alvo hoje em dia de grande atividade de pesquisa, chamado de Radiação Cósmica de Fundo. Esta é uma forma de energia primordial formada junto com o resto das partículas elementares no chamado Big Bang, e que podemos observar com grande precisão graças a satélites como WMAP e Planck. Esta radiação carrega consigo informações preciosas de uma época muito remota, cerca de 14 bilhões de anos atrás, criando uma oportunidade única de entendermos a evolução do nosso universo.

Prof Dr Oliver Piattella, Departamento de Física da UFES

Quarta, 23 de outubro de 2013, as 16hs, no auditório do CCE.

Desde já agradeço.

Cordialmente