17/04/2013 - 07:36 - Avaliação docente

Alunos do curso de Física da UFES, 

Neste fim de semestre 2012/2, o Colegiado de Curso de Física promoverá pela primeira vez um processo interno de avaliação dos professores que ministram disciplinas para o curso de Física. Este processo ocorrerá em paralelo à avaliação docente institucional que vocês já estão acostumados, que é feita em formulário de papel ou em formulário eletrônico no Portal do Aluno. O objetivo central da avaliação é a melhoria geral do serviço prestado pelos professores aos alunos do curso de Física. 

Mas por que fazer a avaliação do ColFis, se já existe a outra? A resposta é simples. A avaliação docente tradicional é realizada apenas com vistas à progressão funcional dos docentes avaliados. Ninguém responsável pelo curso de Física toma conhecimento de seus resultados. Por outro lado, por meio da avaliação promovida pelo ColFis, poderemos conhecer os principais problemas que ocorrem nas disciplinas do curso de Física e tomar providências para saná-los. Além disso, nossa avaliação foi elaborada no ColFis (embora tenha sido baseada na avaliação institucional) e, portanto, mais adaptada à realidade e necessidade do curso de Física. 

Após o término do período aplicação, cada professor receberá uma cópia de sua avaliação, que também será enviada para o respectivo Chefe de Departamento. Mas o aluno não precisa se preocupar. A autoria da avaliação (nome e matrícula do aluno) será omitida antes do envio dos resultados para professores e chefes. Mas aí você poderá perguntar: Se é para não revelar a identidade dos alunos, por que precisa coletá-la? Simplesmente porque a identificação dará mais responsabilidade ao aluno-avaliador, o que tornará a avaliação mais séria e seus resultados mais confiáveis. 

Neste semestre de 2012/2, por se tratar da primeira avaliação docente do ColFis, ela será realizada apenas ao final do período letivo. Portanto, nenhum problema que venha a ser detectado poderá ser sanado a tempo de impedir eventuais prejuízos aos alunos. O máximo que poderemos fazer é encaminhar os problemas identificados aos chefes dos departamentos aos quais os professores envolvidos estão vinculados a fim de que alguma providência possa ser tomada para o semestre seguinte. Na prática, esta avaliação vai funcionar como uma experiência-piloto para o próximo semestre. 

Para corrigir esse problema, no período 2013/1 tentaremos realizar a avaliação docente em quatro etapas (isso mesmo, quatro avaliações), uma após cada mês de aulas dadas. Assim, detectado o problema logo início, tentaremos resolvê-lo imediatamente, evitando que a situação se arraste pelo semestre afora. As avaliações seguintes servirão para monitorar andamento da situação. Esse procedimento trará uma vantagem extra para o aluno, que não precisará se expor para que o ColFis tome conhecimento do problema. A única coisa que o aluno precisará fazer é uma avaliação imparcial e honesta do trabalho de seus professores. 

Para finalizar, digo aos alunos que é possível melhorar um pouco mais a qualidade do ensino simplesmente aumentando a transparência geral de todas as etapas do complexo processo que é o ensino-aprendizagem. É claro que isso não irá resolver todos os nossos problemas. É só um primeiro passo. Muitos outros ainda serão dados. Mas se vocês me perguntarem se esse negócio de avaliar quatro vezes todos os professores vai dar certo, eu responderei que ainda não sei. Vai depender muito da participação dos alunos, do trabalho que vai gerar para o ColFis e do real benefício que irá proporcionar. Também não devemos nos esquecer da reação dos professores avaliados e de seus chefes de departamento. Quanto a isso, espero que seja positiva. Nossa avaliação tem a melhor das intenções, que, repito, é a melhoria da qualidade do serviço prestado por nós professores. Afinal de contas, somos servidores públicos. Somos pagos para servir à população. E o mínimo que podemos fazer para justificar nossos salários é tentar prestar o melhor serviço possível. 

============================ 
Calendário da avaliação: 
--------------------------- 
Início: Segunda-feira – 22/04/2013 – 08:00 
Término: Sexta-feira – 26/04/2013 – 18:00 
============================ 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910