08/02/2013 - 10:06 - Pré-matrícula 2013/1 – Parte 4

Alunos do curso de Física, 

Observando as solicitações de pré-matrícula (PM) realizadas até o presente momento, detectei alguns casos em que a escolha das disciplinas para o próximo período afastou-se do objetivo central da PM. E que objetivo é esse? Como foi mencionado no formulário eletrônico, “o objetivo da PM é proporcionar à coordenação do colegiado de curso uma visão antecipada da demanda de disciplinas para o próximo semestre letivo e, assim, servir de base para a confecção de uma oferta enxuta e que atenda ao maior número de alunos possível”. Só que essa “visão antecipada da demanda de disciplinas” deve ser a mais realista possível. Caso contrário, a PM não terá o menor valor. Para atender a esse objetivo, o aluno deve assinalar somente as disciplinas que pretende cursar no semestre 2013/1. 

Mas surge um problema. Estamos na metade de 2012/2 e muitos alunos não sabem se serão aprovados nas disciplinas ainda em curso. Se aprovados, a PM será de um jeito. Se reprovados, será de outro. Então, o que fazer? 

A solução encontrada por alguns alunos foi a de cercar todas as possibilidades. Ou seja, assinalar tanto as disciplinas que estão cursando atualmente (em caso de reprovação), quanto as disciplinas que sucedem às atuais (em caso de aprovação). O resultado disso é uma PM com até treze disciplinas assinaladas. Deve ficar claro que uma PM com tantas escolhas, e com incerteza que pode ultrapassar 50%, não terá utilidade alguma no planejamento da oferta de disciplinas. Além disso, devo lembrar a todos de que o curso de Física permite ao aluno cursar disciplinas que perfazem carga horária máxima de 390 horas por semestre. Além desse limite, o Sistema de Informações Educacionais (SIE) deverá recusar a matrícula. 

Portanto, o que o aluno deve fazer na PM no caso de não saber se será ou não aprovado nas disciplinas atuais? A sugestão do ColFis é que o aluno simplesmente selecione apenas as disciplinas que acha que há maior probabilidade de se matricular no semestre 2013/1. E como o aluno saberá se vai ser aprovado ou não nas disciplinas atuais, para que possa escolher adequadamente as disciplinas do próximo semestre? Quanto a isso, cada aluno deverá fazer sua própria avaliação sobre suas possibilidades e, assim, decidir sobre a melhor escolha. O aluno também não deve esquecer de que as disciplinas assinaladas não devem ultrapassar 390 horas no semestre. 

Mas e quanto à PM que o aluno já fez? Pode ser refeita? A resposta é sim. Caso o aluno ache que realizou uma PM ruim, basta repetir o processo. Ao final do prazo estabelecido, faremos uma verificação dos dados obtidos e, em caso de repetição de PM pelo mesmo aluno, manteremos apenas a PM mais recente. As demais serão excluídas. 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910