08/08/2013 - 09:48 - Avaliação Docente do ColFis – Versão 2013/1 – 2a Etapa

Alunos do curso de Física da UFES,

Gostaria de convidar todos os alunos do curso de Física para participar da 2ª Etapa da Avaliação Docente do ColFis de 2013/1, que ocorrerá a partir de hoje (quinta-feira, 08/08/2013) às 10 h, até domingo (11/08/2013) às 18 h.

Devo lembrar apenas que, nesta etapa (2a Etapa da AD), DEVERÃO SE AVALIADOS APENAS OS PROFESSORES QUE OS ALUNOS ENTENDEREM NÃO ESTEJAM DESEMPENHANDO CORRETAMENTE SUAS FUNÇÕES EM SALA DE AULA (ou no laboratório, no caso de disciplina experimental) e, assim, causando prejuízo à aprendizagem da turma.

Como consequência dos resultados da 1a etapa da AD, conversamos ou trocamos mensagens com todos os professores cujas avaliações trouxeram descrições de problemas em sua conduta. Alguns alunos estiveram no ColFis e comentaram a sensível melhora nas relações com seu professor e, por tabela, na melhora da qualidade do ensino-aprendizagem na disciplina.

A experiência adquirida até o momento com a AD mostrou que nas etapas parciais é suficiente que haja apenas um campo para manifestação do aluno. Como o objetivo das etapas parciais é simplesmente detectar casos em que há problemas na conduta de professores ao longo do semestre, basta que o aluno descreva com detalhes o problema que está ocorrendo em sala de aula.

No caso de problema já descrito em avaliação anterior, também é importante que o aluno mencione se houve ou não solução total ou parcial em relação à situação descrita.

ATENÇÃO:
=====
Chamo especial atenção para a avaliação dos professores que, apesar de terem sido designados para uma disciplina, aparecem no início do semestre para explicar o funcionamento das coisas, dispensam os alunos durante o meio do semestre (para que preparem um trabalho ou seminário) e só aparecem no final do semestre para corrigir os trabalhos ou assistir aos seminários. Esses professores muitas vezes apresentam justificativas que parecem razoáveis para os alunos, sendo que, frequentemente o aluno é simpático a esse tipo de ideia. No entanto, esse tipo de “dinâmica de disciplina” é PROIBIDO, pois o professor é OBRIGADO a cumprir a totalidade da carga horária de sua disciplina EM SALA DE AULA. Portanto, AFIRMO QUE ESTA CONDUTA É ALTAMENTE IRREGULAR E O PROFESSOR FAZ ISSO ESTÁ SUJEITO A SER DEMITIDO DA UFES POR ABANDONO DE EMPREGO. Não é a toa que invariavelmente todos os alunos costumam ser aprovados com esse tipo de professor, pois caso não fossem, o ESQUEMA ADOTADO PELO PROFESSOR poderia chegar aos ouvidos da chefia de departamento. Assim, espero que os alunos denunciem esse tipo de manobra, que tem como único objetivo liberar o professor de suas obrigações (para as quais é muito bem remunerado pelo dinheiro do contribuinte brasileiro) e que só faz prejudicar a aprendizagem dos alunos.

A avaliação funciona da seguinte forma:
(a) Acesse o formulário de avaliação:

Link omitido por motivo de segurança.

(b) Você está na primeira página do formulário:
Digite seu nome completo e matrícula.
Assinale seu curso.
Digite o nome do professor a ser avaliado.
Clique em "Continuar".
Você será direcionado para a página apropriada para a escolha da disciplina do professor.
(c) Escolha a disciplina ministrada pelo professor que está sendo avaliado.
Clique em "Continuar".
(d) Agora você está na página principal da avaliação docente. Utilize o campo de texto para descrever o problema gerado pelo professor que, em sua opinião, está prejudicando a aprendizagem dos alunos.
Clique em "Enviar".
(e) Se tudo correu bem, você deve estar diante de uma mensagem de agradecimento pela participação.
Para fazer a avaliação de outro professor, clique em "Enviar outra resposta".