Nanoestruturas Magnéticas, Ferroelétricas e Supercondutoras: Contribuições Volumétricas, de Superfícies e/ou de Interfaces.

Resumo: Este Projeto, aprovado no Edital PRONEX-FAPES/CNPq 013/2011, foi apresentado pelo Núcleo de Materiais Nanoestruturados/NMN [formado por NOVE (9) professores pesquisadores da UFES (56% bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq) e seus respectivos alunos colaboradores, um pesquisador estrangeiro e três professores de diferentes instituições nacionais], com o objetivo de preparar, caracterizar e estudar a influência dos efeitos de tamanho finito e de vizinhança (efeitos superfícies/interfaces) observado em materiais nanoestruturados magnéticos, ferroelétricos e supercondutores preparados pelos métodos de Sputtering e Mecanossíntese.

Os efeitos de tamanho finito são responsáveis por uma variedade de fenômenos físicos não encontrados nos respectivos materiais volumétricos, pois os átomos de interfaces/superfícies estão sujeitos a uma quebra de simetria de longo alcance, arranjo, coordenação e campo cristalino, entre outras características, diferentes dos átomos do interior do cristal. Isto faz com que os materiais nanoestruturados tenham as contribuições de superfícies/interfaces realçadas e, em muitos casos, chegam a definir as propriedades físicas dos sólidos. O desenvolvimento deste tipo de material se fortaleceu após a década de 80 com suas aplicações tecnológicas nas mais variadas áreas (desde medicina até em sistemas óptico-eletrônicos) e que, portanto, têm mudado as condições básicas da Sociedade.

Dentre os assuntos a serem abordados neste projeto, destacamos: o efeito de Exchange Bias e o Efeito Magnetocalórico em filmes finos e nanopartículas, a ferroeletricidade em filmes de peroviskitas e a supercondutividade; além do estudo de sistemas híbridos formados por materiais magnéticos e supercondutores preparados por Sputtering, que é um campo emergente e com vasta possibilidade de aplicação tecnológica, num futuro próximo.

Cada assunto (subprojeto) a ser tratado está vinculado ao trabalho de um dos alunos de iniciação científica, mestrado ou doutorado e tem, pelo menos, um pesquisador do NMN-UFES responsável pela realização do trabalho. Quando este não for o caso, um dado pesquisador é o responsável direto pelo desenvolvimento do subprojeto em si.

Os recursos solicitados são necessários para ampliação das facilidades experimentais dentro do Estado do ES e também para manutenção das pesquisas do NMN. Estes recursos permitirão a manutenção, a melhoria e a ampliação das infraestruturas experimentais dentro do Estado do Espírito Santo, para um desenvolvimento C & T mais sustentável, e com descentralização da infraestrutura experimental para o Norte do Estado.

Data de início: 09/05/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador EDSON PASSAMANI CAETANO
Vice-Coordenador JOSÉ RAFAEL CÁPUA PROVETI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910