A Utilização de Diagramas Causais no Desenvolvimento de Atividades de Modelagem Semiquantitativa: Um Estudo Exploratório com Estudantes de Ensino Médio.

Nome: FRANCIS CARLOS MORELATO MARIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/08/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO Examinador Externo
LAÉRCIO FERRACIOLI Orientador
THIÉBERSON DA SILVA GOMES Examinador Interno

Resumo: Este estudo exploratório investigou o desenvolvimento de atividades de modelagem expressiva em nível semiquantitativo realizadas por estudantes da segunda série do ensino médio no estudo de fenômenos de tópicos de Ciências a partir da construção de modelos utilizando diagramas causais. Para o desenvolvimento das atividades de
modelagem foram utilizados os passos de construção de modelos, um procedimento que levou os estudantes a construírem seus próprios modelos, inicialmente, utilizando papel e lápis e, posteriormente, construindo-os no Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativa SQRLab. Para o desenvolvimento do estudo foi
estruturado uma Atividade Extra-Classe com carga horária total de cinco horas e ministrada em dois módulos. O primeiro, com duração média de 3 horas, consistiu de aspectos teóricos, recursos e potencialidades do Ambiente de Modelagem Computacional Semiquantitativa SQRLab e de duas atividades de modelagem
expressivas preparatórias. O segundo, com duração média de 2 horas, consistiu de uma atividade de modelagem expressiva principal sobre o estudo do fenômeno Aquecimento Global. Cada módulo foi ministrado sempre para 4 estudantes, os quais foram divididos em duplas. O Instrumento Base de Coleta de Dados consistiu do material instrucional contendo os dois módulos da atividade e os dados coletados incluíram o material escrito pelos estudantes no próprio material instrucional, a
gravação do áudio das falas dos estudantes, as gravações das telas dos computadores no momento da realização das atividades e dos modelos e suas saídas gráficas obtidas a partir da utilização do Ambiente SQRLab. Os dados coletados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Redes Sistêmicas, sendo
considerados os aspectos relacionados aos passos de construção de modelos nas atividades de modelagem e modelagem computacional. Os resultados obtidos permitiram concluir que as atividades preparatórias desenvolvidas no Módulo 1 levaram os estudantes a adquirir habilidades adequadas na construção de diagramas causais apesar das iniciais dificuldades associadas a essas atividades, tais como a definição de
sistema e fenômeno de interesse, os estudantes apresentaram um bom desempenho no processo de construção de diagramas causais na atividade principal desenvolvida no Módulo 2, que foi o estudo sobre Aquecimento Global. A utilização do Ambiente de Modelagem computacional Semiquantitativa SQRLab se mostrou adequada como
recurso de construção e simulação de modelos, uma vez que auxiliou os estudantes tanto na validação do modelo construído quanto na verificação da previsão de comportamento gráfico construídos no papel.

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