A Modelagem Computacional Qualitativa Através do Ambiente Modelab2: Um Estudo Exploratório com Estudantes Universitários Desenvolvendo Atividades de Modelagem Expressiva Sobre Tópicos de Ciências.

Nome: THIÉBERSON DA SILVA GOMES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/04/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO ALBERTO RIBEIRO FERNANDES Examinador Interno
BRUNO FEIJÓ Examinador Externo
LAÉRCIO FERRACIOLI Orientador
MARCO ANTONIO MOREIRA Examinador Externo

Resumo: Este estudo exploratório mostra resultados sobre a investigação da modelagem computacional qualitativa através da utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Qualitativa denominado ModeLab², acrônimo de Modelling Laboratory 2D, a partir de atividades de modelagem expressiva desenvolvidas por estudantes universitários ingressantes no curso de Física da Universidade Federal do Espírito
Santo. Para o desenvolvimento do estudo foi estruturado um Curso de Extensão com carga horária total de cinco horas e ministrado em cinco módulos: quatro com duração média de 50 minutos e o quinto módulo com duração média de 100 minutos. Os estudantes foram agrupados em duplas divididas em duas turmas. O Instrumento de Coleta de Dados consistiu de duas partes: Material Instrucional, utilizado nos três
primeiros módulos do Curso de Extensão com enfoque no Processo de Modelagem Computacional Qualitativa; e Instrumento de Coleta de Dados propriamente dito, utilizado nos Quarto e Quinto Módulos do Curso de Extensão para a coleta de dados para o estudo. Os dados coletados nas atividades de modelagem expressiva foram organizados em um documento denominado Protocolo de Dados, cujas fontes de
dados foram os diálogos das duplas durante o desenvolvimento de toda a atividade de modelagem expressiva, o material escrito pelos estudantes no Instrumento de Coleta de Dados propriamente dito, as imagens de vídeo capturadas da tela do computador, o Arquivo Log com os procedimentos realizados pelos estudantes durante a construção
do modelo no Ambiente ModeLab² e das estruturas dos modelos finais construídos pelos estudantes nesse ambiente. Os dados coletados são de natureza qualitativa e para sua análise foi utilizada a técnica de Rede Sistêmica, onde foram considerados os aspectos relacionados ao Processo de Modelagem Computacional. Os resultados permitem concluir que Processo de Modelagem Computacional deve ser iniciado com
os Passos de Construção de Modelos no papel, uma vez que estes levaram os estudantes a refletirem sobre o sistema-alvo e produzirem modelos no papel considerados adequados, para em seguida transpô-los para o Ambiente ModeLab².
Pode-se concluir, ainda, que o Ambiente ModeLab² se mostrou devidamente adequado à sua utilização em atividades de modelagem expressiva, abrindo caminho para sua utilização na investigação sobre a modelagem computacional qualitativa com enfoques nas perspectivas de elicitação das concepções dos estudantes e na compreensão de
processos de construção de estruturas de conhecimento baseada em estruturas causais a partir de estudos delineados para grandes amostras.

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