Seminário "Superfícies de energia potencial globais em estrutura eletrônica: relevância, teoria e aplicações"

Convidamos a todos para o seminário intitulado "Superfícies de energia potencial globais em estrutura eletrônica: relevância, teoria e aplicações", que será realizado nesta quinta-feira, 29/08/2013, às 14 horas, no Auditório do PPGFis e ministrado pelo Prof. Dr. Vinícius Cândido Mota (DFIS/CCE/UFES).

Resumo:

As abordagens mais rigorosas e completas do estudo de dinâmica de colisões moleculares e espectroscopia passam necessariamente pela construção de superfícies de energia potencial (Potential Energy Surface, PES) globais. Uma PES global define-se como uma função que descreve de forma quantitativamente correta o potencial de interação em todo o espaço de configurações para o dado problema colisional. Assim, seu processo de construção invariavelmente demanda uma compreensão profunda das diversas áreas e subáreas da estrutura eletrônica, desde cálculos de primeiros princípios até características topológicas sofisticadas das funções de onda eletrônicas. Nesta apresentação pretende-se em um primeiro momento apresentar problemas típicos que demandam a construção de PESs para seu tratamento completo. Em seguida serão discutidos os aspectos mais relevantes da estrutura eletrônica relacionados `a construção dessas funções, desde a equação de Schrodinger para o problema molecular não relativístico até a apresentação dos modelos mais relevantes para o cálculo de funções de onda eletrônicas modernas. Em um terceiro momento várias técnicas de construção de PESs globais são discutidas e, finalmente, ilustradas com aplicações recentes em problemas de relevância para estudos da dinâmica de gases na atmosfera terrestre.