Seminário "Gás de Chaplygin generalizado como resultado da contra-reação das inomogeneidades da matéria cósmica"

Nesta sexta-feira (24/05/2013), às 17 horas, no Auditório do prédio da Pós-Graduação em Física, teremos o seminário "Gás de Chaplygin generalizado como resultado da contra-reação das inomogeneidades da matéria cósmica", a ser ministrado por Rodrigo Martins (UFES)  - Aluno de doutorado, orientador: Winfried Zimdahl.

Resumo:

Através de um procedimento específico de média, introduzido por Buchert, inomogeneidades da distribuição da matéria cósmica resultam em efeitos de contra- reação nas equações de Einstein. Aparecem termos adicionais no equivalente das equações de Friedmann. Demostramos que em certas condições estes termos podem ser modelados como um gás de Chaplygin generalizado. Discutimos a possibilidade que partes do setor escuro do Universo no modelo padrão podem ser consequências de uma contra-reação cinética.