Seminário "Efeitos das flutuações de energia escura na formação de estruturas"

Nesta sexta-feira, 05/07/2013, às 17 horas, no Auditório do prédio da Pós-Graduação em Física, teremos o seminário "Efeitos das flutuações de energia escura na formação de estruturas", a ser ministrado pelo Prof. Dr. Ronaldo Batista (UFRN).

Resumo:

Há cerca de 15 anos descobriu-se que o universo vem passando por uma fase de expansão acelerada. Dentro do contexto da Relatividade Geral, tal situação demanda a presença de um fluido com pressão negativa que contribua com cerca de 3/4 da densidade de energia do universo, genericamente conhecido como energia escura. A candidata mais simples à energia escura é a Constante Cosmológica, que naturalmente não apresenta qualquer tipo de flutuação. Contudo, dado que qualquer outra forma de energia escura apresenta flutuações, entender e buscar seus efeitos em observáveis cosmológicos é de fundamental importância. Nesse seminário abordarei as circunstâncias nas quais possíveis flutuações de energia escura são relevantes para formação de estruturas em grande escala e algumas estratégias observacionais capazes de detectá-las.