Seminário "Aspectos de Turbulência de Ondas no Pré-aquecimento"

Na quarta-feira, 16/04/2014, às 11 h, no Auditório do prédio da Pós-Graduação em Física, teremos o seminário "Aspectos de Turbulência de Ondas no Pré-aquecimento", a ser ministrado pelo Prof. Henrique de Oliveira (IF-UERJ).

Resumo

“Neste trabalho estudamos a dinâmica não-linear do pré-aquecimento em vários modelos inflacionários. É um fato bem estabelecido que após o estágio linear do pré-aquecimento caracterizado pela ressonância paramétrica, a dinâmica não-linear torna-se relevante levando o sistema para uma evolução turbulenta. Turbulência de ondas é a descrição mais apropriada para esta fase uma vez ue o conteúdo material do universo são campos ao invés de fluidos. Turbulência desenvolve-se devido as interações não-lineares das ondas aqui representadas por pequenas inomogeneidades dos campos escalares. Desse modo, apresentamos os aspectos relevantes de turbulência de ondas tais como os espectros de Kolmogorov-Zakharov nos domínios de frequência e número de onda que indicam a transferência de energia através das escalas das inomogeneidades. Em particular, a partir do espectro de potência da densidade de energia total foi possível calcular a temperatura do universo na fase de termalização.”