Minicurso sobre o software Mathematica

Estou apresentando um minicurso do Mathematica. Tivemos apenas um encontro até o momento, e na época eu tinha dúvidas se seria uma introdução de um só encontro ou se haveria mais encontros. No próximo encontro, que ocorrerá 30/04/2014 às 11:00, começarei revisando o que vimos no último encontro.

O enfoque dos exemplos é para cosmologia e áreas afins. Entretanto, imagino que o conteúdo das apresentações possa ser de interesse para outras áreas também.

Os tópicos são em geral básicos, e visam especialmente (mas não somente) os alunos. A idéia do minicurso surgiu devido a repetidas vezes alunos me buscarem para tirar dúvidas.

Alguns tópicos abordados ou a serem abordados no minicurso (sem ordem específica):

- Introdução e controle da precisão de cálculos numéricos

- computação paralela

- Métodos de interpolação numérica.

- Função numérica aproximada: introdução e estimativa do erro

- Importar, exportar e manipular tabelas. Em particular, aprender a exportar resultados parciais automaticamente.

- Opções para uma boa apresentação de gráficos

- Métodos de minimização global.

- Cálculo dos tensores de Einstein, Ricci e outros  no mathematica

- Trabalhando com rotinas / procedures

O minicurso ocorrerá às quartas das 11 às 12 horas no prédio da pós-graduação, de 15 em 15 dias. Amanhã teremos um encontro. Todos são bem vindos.

Abraços,

Prof. Davi Rodrigues