Minicurso "Modelagem e caracterização estrutural de carbonos pirolíticos"

Convidamos a todos para o minicurso "Modelagem e caracterização estrutural de carbonos pirolíticos", a ser ministrado pelo Prof. Gerard Louis Vignoles (Universidade de Bordeaux - França) nos dias 05, 06 e 07/08/2013, sempre pela manhã. Este minicurso (que será ministrado em português) está sendo organizado como parte das atividades do projeto de colaboração do grupo do LMC/LPT com o Laboratório de Compósitos Termoestruturais da Universidade de Bordeaux, liderado pelo Prof. Vignoles, projeto que foi aprovado pela PRPPG no âmbito do Edital de Fomento à Cooperação Internacional.

Dia 05/08/2013 (segunda-feira):
Horário: 10 às 12 h
=================
1. Definição.
2. Aplicações de carbonos pirolíticos.
3. Processos de fabricação.
4. Nanotextura.

Dia 06/08/2013 (terça-feira):
Horário: 09 às 12 h
=================
5. Caracterização estrutural dos carbonos pirolíticos: microscopia ótica, XRD, TEM, espectroscopia Raman, difração de nêutrons, RMN.
6. Caracterização de propriedades físicas dos carbonos pirolíticos: propriedades mecânicas, térmicas, elétricas e magnéticas.

Dia 07/08/2013 (quarta-feira):
Horário: 09 às 12 h
================
7. Modelagem estrutural: análise e síntese de imagens, método IGAR (“image guided atomistic reconstruction”).
8. Relação estrutura-propriedades.

Local: Auditório do PPGFIS